Prefeitura Municipal de Valença encerra Janeiro Branco com palestras e atividade social

Data: 02/02/2024

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (01), o encerramento das atividades do Janeiro Branco, mês de Conscientização da Saúde Mental. O evento aconteceu no sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e reuniu profissionais da Saúde, público assistido e população em geral.

De passagem pela cidade, o psicólogo Flávio Arraes, se fez presente no evento e deixou sua mensagem com a palestra: ‘A saúde mental atendida com amor’. Em entrevista ao Portal V1, ele falou do impacto que a saúde mental tem na vida das pessoas.

“Muitas doenças físicas, elas começam com doenças emocionais e nós precisamos cuidar dessas pessoas com carinho, é preciso a gente se qualificar cada vez mais no aspecto da saúde mental e aprender a entender essas pessoas”, enfatizou o psicólogo.

Dr. Flávio Arraes ainda reforça a importância de frear o consumo de mídias, de tirar um tempo para desconectar e relaxar a mente. “Uma das coisas que eu tenho defendido é você desacelerar, principalmente a cabeça”, disse o profissional.

Com a palestra, ‘Saúde mental enquanto há tempo’, o psiquiatra, Dr. André Lauzer, que atende no município, o médico trouxe muitas informações acerca dos cuidados e busca por atendimento.

O psiquiatra destacou a relevância do Janeiro Branco como uma maneira de desmistificar a temática para que as pessoas não tenham receio de buscar tratamento. “Esse mês é muito importante porque ainda sofremos na nossa sociedade com um grande estigma da saúde mental de uma forma geral, com as consultas com os profissionais de forma geral, então é um mês que ajuda a quebrar esse tabu de certa forma e facilitar o acesso das pessoas”, frisou o psiquiatra.

A secretária de Saúde, Ilana Caetano, falou do trabalho que é realizado durante todo o ano, mas é intensificado no mês de janeiro. “Nós passamos o mês de janeiro tratando a temática dentro das instituições de saúde como o CAPS AD, CAPS I, Secretaria de Saúde, nos postos também, a equipe é multi e nós não podemos parar de falar sobre essa temática”, disse Ilana Caetano.

Na ocasião, a secretária também compartilhou os resultados do município no Previne Brasil. “No ano passado eu recebi com 6.02, hoje Valença está com 9.21”, apresentou o novo resultado que demonstra o seu esforço e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento foi encerrado com um momento voltado para atividade física realizado pelos profissionais da área que trabalham nos programas do município.