Reunião entre Prefeitura e Polícia Militar avança na implantação do Pelotão Mirim em Valença
Data: 15/09/2025O Major PM João Saraiva da Silva, Coordenador Estadual do Programa Preventivo e Educativo Social Mirim da Polícia Militar do Piauí (Pelotão Mirim), esteve em Valença do Piauí acompanhado da Major PM Cássia Rejane Rodrigues Pereira, Coordenadora Adjunta, para tratar da implantação do projeto no município. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Costa.
Participaram do encontro o presidente da Associação de Moradores do bairro Lavanderia, Edilson Martins, além do secretário de Esportes, Nonatim Soares, da secretária de Educação, Iara Costa, da secretária de Assistência Social, Ariana Rosa, da secretária de Comunicação, Mauricelia Sousa, da vereadora Geane Vieira, do diretor do IFPI Valença, Jonilson Alves, e do Subtenente Albeniz, que coordena o Pelotão Mirim em Novo Oriente.
O Pelotão Mirim é um programa social desenvolvido pela Polícia Militar que tem como objetivo promover valores fundamentais para crianças e adolescentes, como disciplina, cidadania, respeito, responsabilidade e trabalho em equipe. Atualmente, o projeto já é realidade em diversos municípios piauienses, auxiliando na formação de jovens e no fortalecimento do vínculo entre comunidade e segurança pública.
Em Valença, a iniciativa surge a partir da mobilização da Associação de Moradores do bairro Lavanderia. O presidente da entidade, Edilson Martins, destacou a importância da parceria com o poder público:
“Tínhamos essa ideia de implantar o pelotão aqui em Valença por ver sua importância social, mas como não temos condições de implantar o projeto, levei ele ao prefeito Marcelo Costa que acolheu muito bem e pediu que déssemos prosseguimento nas conversas. Hoje nos reunimos com o prefeito, secretários, a vereadora Geane e o diretor do IFPI Jonilson, e estamos confiantes de que vai dar certo pela sensibilidade do prefeito Marcelo”, disse.
O prefeito Marcelo Costa reforçou o compromisso da gestão municipal com a implantação do programa, que deve atender inicialmente 50 crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
“Tivemos reunião com a secretária de Educação, de Assistência Social, com a vereadora Geane e alinhamos como será a participação da prefeitura e da coordenação do programa aqui em Valença. Estamos empolgados com esse projeto, em vista de que é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Inicialmente, a ideia é começar com 50 e depois dobrar esse número”, destacou o gestor.
A visita da coordenação estadual representa um passo importante para a formalização da parceria, que deve ser concretizada nos próximos dias.
