Prefeitura de Valença do Piaui intensifica ações de combate a dengue

Data: 04/03/2024

A Prefeitura de Valença do Piaui vem intensificando as ações de prevenção à dengue com visitas nas residências e orientações da população com o objetivo é eliminar os focos em diversos pontos, já que o período de chuvas é propício para a proliferação do mosquito.

O Ministério da Saúde informou que 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nas casas. Isto quer dizer que a água armazenada em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção são os maiores causadores da proliferação do mosquito.

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika.

A Prefeitura de Valença divulgou um vídeo pedindo que as pessoas recebam bem os agentes de endemias.

“Nós estamos aqui para cuidar de você, abra as portas para a proteção! O período chuvoso intensifica o risco de proliferação da dengue, você já sabe os cuidados que precisa tomar para evitar o acúmulo de água parada. Não feche a sua porta, receba os agentes de endemias, eles atuam diretamente na prevenção da dengue, identificando e tratando possíveis criadores do mosquito” diz o comunicado.