Audiência Pública do Valença Prev trouxe esclarecimentos sobre a situação financeira do Fundo Previdenciário

Data: 24/02/2024

Mais uma audiência pública foi realizada no município de Valença do Piauí. Dessa vez para trazer informações sobre o Valença Prev e apresentar o Relatório de Gestão Consolidado - RGC. A audiência aconteceu nesta sexta-feira (23), na Câmara de Legislativa e contou com a presença do consultor Dr. Guilherme Nery Costa, da representante Legal da Unidade Gestora, Fátima Lira, além de membros do Sindicato dos Servidores Municipais e comunidade em geral.

A representante do Valença Prev, Fátima Lira, falou da apresentação do Relatório de Gestão.

“Esse relatório que foi apresentado hoje aqui na Câmara é uma exigência desde 2022 emanada da instituição normativa do Tribunal de Contas, então todo ente federativo, toda unidade gestora como o Fundo Previdenciário de Valença tem a obrigação de fazer o relatório de gestão. O nosso hoje foi apresentado referente ao ano de 2023 e ele seguindo a linha apresenta a transferência dos atos de gestão e aqui foi explanado a parte patrimonial do Valença Prev, os investimentos, os repasses tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo”, explicou.

Ela ainda destacou a importância na realização do concurso público municipal para o Valença Prev. “O concurso público para o Fundo Previdenciário foi importantíssimo porque ele traz um volume de recursos para o fundo, no momento em que cada servidor ele contribuir para o Valença Prev e vai acumulando recurso para aposentadorias e pensões que ele vai manter ao longo da vida de servidor público, então foi importante, precisava dessa injeção, foi maravilhosa a iniciativa do Poder Executivo”, frisou Maria de Fátima.

O consultor do Valença Prev, Dr. Guilherme Nery Costa, detalhou a informação que foram apresentadas na audiência.

"Nós trouxemos diversos esclarecimentos aqui a comunidade valenciana e principalmente aos servidores públicos efetivos do município, esses valorosos servidores, venho dar satisfação da administração da sua previdência municipal, falando quais são seus riscos, quais são suas expectativas, quais são seus controles e principalmente quais são seus grandes números, o que ele arrecadar, o que ele paga de benefícios de aposentadoria e pensões, além de tudo que nós fazemos para garantir a tranquilidade de todos aqueles que irão receber benefícios do Valença Prev”, disse o consultor.