Banner Valença
Caminho navegado

Início Notícias

Prefeitura de Valença conclui curso de Agricultura Irrigada com foco no fortalecimento do homem do campo

Data: 13/10/2025

Neste domingo (12), a Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou a conclusão do curso de Agricultura Irrigada, que contou com 96 horas-aula. A capacitação foi dividida em cinco módulos, abordando temas essenciais para o manejo agrícola e o fortalecimento das ações do homem do campo.

 

O curso teve a duração de cinco módulos: gestão e manejo, sistema de irrigação, sistema de irrigação por aspersão, sistema de fecho irrigação e reuso de afluentes, finalizando com o módulo de gestão da água e energia elétrica.

 

A instrutora do Senar responsável pelo curso, Dra. Natália Soares, destacou o encerramento das atividades e o empenho dos participantes.

“Eu estou em Valença do Piauí hoje finalizando o curso de agricultura irrigada com o módulo gestão da água e energia elétrica”, disse.

 

Ela também fez questão de agradecer aos envolvidos na realização da capacitação. “Eu gostaria de agradecer a todos aqueles que participaram do curso, aqueles que contribuíram de forma direta e indireta, que colaboraram, que deram apoio. Então, gostaria de parabenizar muito os alunos pela dedicação. Então, gostaria de deixar aqui o meu abraço a todos vocês.”

 

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nunes, agradeceu o apoio do Técnico de Campo – ATeG, Luiz Nogueira de Araújo Costa Júnior (Luizinho), e ressaltou o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural

 

“É importante lembrar que essa é uma das inúmeras iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, para valorizar os produtores do nosso município”, ressaltou.

 

A formação reforça o compromisso da Prefeitura de Valença em oferecer capacitação e conhecimento técnico aos trabalhadores rurais, fortalecendo a agricultura local e promovendo sustentabilidade no campo.