Valença sedia II Encontro Formativo do Programa de Alfabetização Circuito 360° com foco na qualidade do ensino
Data: 28/07/2025Deu início nesta segunda-feira (28), II Encontro Formativo do Programa de Alfabetização – Circuito 360°, no auditório da Secretaria de Educação de Valença do Piauí. O evento conta com a participação de profissionais da educação de quatro municípios e trará pautas importantes como a retomada das metodologias do Programa, escrita e leitura na alfabetização inicial, práticas para a transição de níveis e planejamento.
O público-alvo inclui secretários de Educação, coordenadores municipais do programa, equipes técnicas, formadores do PPAIC, coordenadores pedagógicos e diretores dos anos iniciais. O encontro é uma realização conjunta do Instituto Ayrton Senna, Instituto Fefig e das Secretarias Municipais de Educação de Valença, Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Várzea Grande.
Francisco Erton, articulador e agente técnico do Instituto Fefig, é quem conduz a formação com os educadores das quatro cidades.
"O Instituto Fefig é uma organização sem fins lucrativos, é uma ONG que tem sede em São Paulo e atualmente nós acompanhamos mais de oito estados, mais de sessenta municípios e a gente leva até os municípios uma curadoria em educação, a gente leva o que há de melhor em tecnologia, de conhecimentos, conhecimentos estes que já são validados em todo o Brasil, então a gente dá uma assessoria a esses municípios, e hoje aqui em Valença, nós estamos fazendo o segundo encontro, Valença que é polo, nós atendemos também outros municípios, como Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Várzea Grande", explicou o palestrante Erton.
O articulador também destacou os objetivos do encontro. "Hoje realizando o segundo encontro formativo, que é o momento de revisar as metodologias do programa e também trazer novos elementos que irão agregar na aprendizagem, no conhecimento dos nossos diretores, coordenadores, com o objetivo único de fomentar a aprendizagem dos nossos alunos. Nós queremos todos os nossos alunos do primeiro ao quinto ano alfabetizados e uma alfabetização com qualidade e equidade, esse é o nosso papel, esse é o objetivo maior do Instituto, levar até as crianças de todo o Brasil uma alfabetização, que seja uma alfabetização plena, que seja de forma integral, que seja para a vida", frisou.
Francisco Erton finalizou reforçando o compromisso da instituição com os municípios parceiros.
"A educação é desafiante em qualquer lugar, e o Instituto é um parceiro, ele está ali no dia a dia, ele está no ombro a ombro, ele está ali, ele não solta a mão de ninguém, então nós estamos apoiando os municípios, nós utilizamos a metodologia inovadora, mas também aproveitamos tudo aquilo que o município já faz, que todos temos a ensinar alguma coisa, e aprender alguma coisa, então é uma assessoria que é gratuita, a gente não cobra nada dos municípios, mas a gente espera que tenha resultados, e a alfabetização é o nosso carro-chefe, porque a criança alfabetizada, ela deslancha e com certeza vai ser um adulto de sucesso", afirmou.
A secretária de Educação de Valença, Iara Costa, comentou sobre a importância do momento.
"Esse momento é muito importante para a nossa educação de Valença do Piauí, hoje nós estamos com os municípios de Lagoa do Sítio, Várzea Grande, Pimenteiras, é um prazer recebê-los aqui porque todos estão com o mesmo objetivo, buscar uma qualidade de ensino para os nossos alunos. E com essa parceria, esses dois dias vai ser dois dias de formação com os diretores, com os coordenadores, onde vai fortalecer o nosso compromisso com a educação de Valença", destacou.
Ela também enalteceu a parceria com o Instituto Fefig. "Esse é um momento que representa não só uma oportunidade, mas o reafirmamento e o nosso compromisso com a qualidade do ensino e o aprendizado dos nossos alunos. Essa formação foi pensada com foco nas reais necessidades das nossas escolas, sobretudo diante do grande desafio que é melhorar os índices de alfabetização e o rendimento escolar dos nossos alunos de primeiro ao quinto ano, e é por isso que é esse momento de escuta, de reflexão e de troca de experiências com outros municípios no qual poderemos alinhar estratégias e pensar coletivamente em soluções efetivas", enfatizou.

















