Banner Valença
Caminho navegado

Início Notícias

Valença intensifica apreensão de animais soltos em vias urbanas

Data: 09/07/2025

A Secretaria Municipal de Agricultura de Valença do Piauí, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu nessa terça-feira (8) uma ação conjunta voltada à apreensão de animais soltos nas vias urbanas do município, com foco em animais de grande porte.

A presença de cavalos e gado no perímetro urbano tem gerado acidentes e outras ocorrências que vêm preocupando moradores. A iniciativa tem como objetivo prevenir acidentes e proteger tanto os condutores quanto os próprios animais, conforme explicou o secretário de Agricultura, Luciano Coelho.

De acordo com o inspetor da PRF, Tony Carlos, durante os dois dias de operação, foram apreendidos 15 animais que estavam soltos ou amarrados em vias públicas. Segundo ele, “Desses 15 animais, 13 foram conduzidos por seus proprietários para locais adequados e outros dois foram recolhidos para o curral municipal”.

Tony detalhou ainda os valores aplicados em multas e taxas:

“Os proprietários dos dois animais recolhidos já compareceram, tiveram que pagar as multas pouco mais de duzentos reais por animal e, como foi só um dia, pagaram também a taxa de manutenção. Cada dia que o animal permanecer no curral, ele vai pagar uma taxa equivalente a trinta reais. Então nós tivemos 15 animais, sendo que 13 animais foram retirados das vias e encaminhados para locais apropriados, e dois foram levados ao curral e já foram restituídos”.

O inspetor também reforçou que, em caso de reincidência, as penalidades serão mais severas:

“Caso esses animais sejam recolhidos novamente, o proprietário pagará o dobro da multa e seus proprietários serão responsabilizados criminalmente”.

O secretário Luciano Coelho adiantou que a pasta realizará uma campanha educativa para alertar os donos de animais e reafirmou que a fiscalização passará a ser rotineira no município. Ele também informou que está em andamento um estudo para incluir, futuramente, animais de pequeno porte, como cães e gatos na fiscalização.